Scroll to top
Let's talk
Saulo Santana
Berlin & Potsdam, Germany
contact@saulosantana.com

‘Oscar’do design: O DIA ganha 6

Abaixo matéria na íntegra publicada pelo jornal O DIA, em 23.02.2010 sobre os 6 prêmios internacionais “Award of Excellence”, da SND, que o jornal recebeu e dos quais tive a alegria de ter conquistado 5. =)

“O jornal O DIA conquistou seis prêmios de Excelência em Design de Notícias, concedidos pela Sociedade para o Design de Notícias (SND, na sigla em inglês). A distinção é reconhecida mundialmente como o ‘Oscar’ gráfico para jornais e, desde este ano, revistas. Entre os trabalhos destacados na atual edição estão a coleção ‘Gigantes da História’, sobre os 120 anos da República; o caderno Digital & Tal; e ‘Rio em guerra’, cobertura do ataque a helicóptero da polícia no Morro dos Macacos, em outubro.

A SND outorga anualmente certificados, em variadas categorias, a veículos cujas páginas se destacaram no desenho e na criação. Com os seis conquistados este ano, o jornal soma 34 prêmios da SND. “O DIA sempre primou pelo uso do design para levar ao leitor a notícia de maneira clara e atraente”, explicou o editor executivo de Arte, André Hippertt. Foram mais de 10 mil trabalhos inscritos.

Publicada de outubro a dezembro, a coleção ‘Gigantes da História’, que teve apoio do governo do estado e da Assembleia Legislativa do Rio, venceu na categoria Miscelânea. Cada um dos 12 fascículos homenageava um personagem da República e, em pôsteres, detalhava um local ou evento importante do País. “Tive a preocupação de desenhar as páginas para transmitir credibilidade. Já o objetivo das dobras dos pôsteres era distribuir os textos de uma maneira agradável”, descreveu o editor de Infografia, Ivan Luiz.

O subeditor de Arte Saulo Santana recebeu cinco prêmios — um deles na categoria Portfó¬lio Individual, que selecionou seis capas do Digital & Tal. “Quando desenhei o projeto gráfico do caderno, quis um diferencial para as capas. Algo que fizesse o leitor de fato parar e pensar. Por isso buscamos uma linha conceitual, a visão gráfica do assunto, de forma atrativa e curiosa”, definiu Saulo. O Digital & Tal também foi destaque na categoria Ciência e Tecnologia, com três edições certificadas.

Saulo ainda integrou a equipe que editou a reportagem ‘Rio em Guerra’, de 18 de outubro. As páginas, premiadas na categoria Cobertura Noticiosa, trazem os detalhes da invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, que culminou na queda do helicóptero.
Outros veículos brasileiros certificados pela SND este ano foram a Folha de S.Paulo (15), revista Época (5) e Correio Braziliense (2), além de A Crítica (AM), Correio (BA), Estado de Minas, A Tarde (BA), Vale Paraibano (SP) e Extra (RJ), com um prêmio cada.”