Tenho recebido alguns emails de estudantes pedindo para postar o passo a passo do processo criativo do meu trabalho. Tomo como exemplo as capas do caderno Digital&tal.
O que tenho feito nessas capas é colocar a minha visão gráfica sobre o assunto principal tratado no caderno.
Abaixo, mostro um pouco desse processo, utilizando da capa do dia 15.4.09.
- Briefing
Quando a pauta é definida pelo editor, tenho uma reunião com o mesmo que me passa todas as possibilidades do assunto a ser tratado. Em seguida, com a matéria já apurada, o repórter que acompanhou de perto tudo, geralmente me passa em linhas gerais o que está sendo abordado.Para essa capa, recebi o seguinte email:“Nossa próxima capa será sobre uso da tecnologia na educação. Vamos falar de projetos que usam recursos digitais e equipamentos multimídia para estimular o desenvolvimento crítico e criativo de crianças. E ainda das possibilidades geradas pela tecnologia no processo de aprendizado. O gancho é algo como “tecnologia para aprender”
- Conceituação
Com esse material em mãos, começo a etapa de explorar o conceito. Analiso todas as possibilidades gráficas que o assunto pode gerar e faço uma pequena pesquisa sobre o tema. - Criação
Normalmente, com a ideia já em mente, parto para o desenvolvimento. Para essa capa, queria obter o resultado mais real possível do fio.
Desenhei então, algumas linhas guias que remetesse ao formato de um cérebro no Illustrator – conforme havia pensado inicialmente – imprimi e fui colando o fio de 2 mouses nessa forma. Com a peça montada, escaneei e manipulei no Photoshop. Apliquei a foto de um mouse do banco de imagens e finalizei